segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

UMA PROPOSTA PARA A OBA/AC


Tudo é possível quando se tem vontade política. Para se fazer algo de bom em favor da comunidade  é preciso querer, e depois  agir.
Poucos advogados do Acre atuavam na advocacia criminal. A advocacia criminal era, e ainda é, pouco prestigiada pelos acadêmicos de direito e advogados jovens.
Decidimos fazer algo para mudar essa mentalidade, fruto da desinformação.
Só há Democracia onde há advogados criminalistas comprometidos com o Estado de Direitos.
Advogados comprometidos com as liberdades individuais.
Fizemos um projeto e apresentamos à UNINORTE, para realização do primeiro curso de pós-graduação em advocacia criminal.
Nem um dos Estados da Região Norte teve ainda essa iniciativa, que não o Estado do Acre. 
Pois bem. O projeto foi aprovado e demos início a essa experiência pioneira. A turma iniciou com mais de quarenta alunos. Houve evasão. Mas, ao final do curso, vários alunos já atuavam na advocacia criminal.
Uma iniciativa que não contou com a ajuda e estímulo da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção do Acre, como se pretendeu. 
Uma Ordem dos Advogados – eu falo da acriana – deve realizar cursos de pós-graduação em parceria com a Escola Superior de Advocacia (ESA) e as faculdades de direito locais, a serem ministrados por advogados, no escopo do aperfeiçoamento profissional do advogado.
Especialmente curso de pós-graduação em advocacia criminal, posto que, as soluções para os graves problemas de segurança pública do Estado, sempre é enfocado pelo ângulo do encarceramento, - solução falida -  e não pela abordagem dos direitos humanos e garantia do direito de defesa.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário