sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

FESTA DA ADVOCACIA CRIMINAL DO ESTADO DO ACRE

Sucesso é o que se pode dizer do lançamento do livro de estréia do colega advogado criminalista Sanderson Moura, realizado ontem, às 19:30 horas, no Memorial dos Autonomistas em Rio Branco.

Muitas personalidades do mundo jurídico prestigiaram o evento. Amplamente coberto pela imprensa local. Enfim, um sucesso.

Em meu discurso de apresentação do autor e da obra, tive oportunidade de agradecer ao colega o honroso convite. Fiquei lisonjeado.

O que disse em meu discurso? Em síntese. Não se pode falar do autor  - Sanderson Moura – e de sua obra, sem se falar na própria advocacia criminal.
Iniciei o discurso me reportando a um artigo em que o autor dizia o que não é o advogado  criminal.  Não é o profissional de portas de cadeia. Não faz acordos com bandidos. Não usa do processo para conchavos. Não é corrupto.

O advogado criminal é o profissional comprometido com a ordem constitucional do pais e com os direitos e garantias individuais, mormente em tempos de crise quando estas estão em perigo.

O advogado criminal é o profissional que tem contribuído com a elevação moral da humanidade. Voltaire advogou a causa contra a intolerância religiosa quando defendeu Calas e La Barre.

O criminalista brasileiro, Evandro Lins e Silva foi o advogado da nação quando assinou a petição do impedimento de Fernando Collor de Melo por corrupção, apeando-o do Poder.

Falei do papel do Sanderson Moura, dos Defensores Públicos Jose Carlos Rodrigues dos Santos e Gerson Boaventura contra as ilegalidades praticadas contra os presos do regime semi-aberto cumprindo pena no regime fechado.

Disse que o advogado criminalista tem compromisso com uma ordem social justa. Com a Democracia e o Estado de Direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário